Se você for desenvolver um sistema que precisa acessar um banco de dados, terá que usar um código para realizar a conexão, seja para recuperar, inserir ou atualizar os dados no BD. Neste post vamos criar uma conexão com o banco de dados MySql, usando PHP e PDO para recuperar os dados de uma tabela. Faremos uma conexão básica, usando o mínimo de instruções, para facilitar o entendimento.
Vamos criar um arquivo chamado “connect.php” onde vamos colocar todas as instruções que usaremos, juntas, para facilitar a visualização (em um sistema as instruções estariam separadas em arquivos distintos de acordo com o propósito e com a estrutura utilizada no desenvolvimento). Vamos começar definindo algumas constantes que armazenarão os dados da conexão.
# Servidos do nosso banco de dados.
define( 'DB_HOST', 'localhost');
# Nome do banco de dados.
define( 'DB_NAME', 'teste');
# Usuário de acesso.
define( 'DB_USER', 'root');
# Senha de acesso.
define( 'DB_PASS', '');
Agora vamos criar a string de conexão $srv que será usada como parâmetro na chamada da classe PDO. Vamos usar as constantes DB_HOST e DB_NAME que definimos antes para compor a string que praticamente diz ao PDO o tipo de banco de dados, em que servidor está e qual o nome dele.
$srv = "mysql:host=" . DB_HOST . ";dbname=" . DB_NAME;
Agora vamos criar a conexão que permitirá o acesso ao BD e armazená-la na variável $instance que se tornará um objeto PDO. Nessa chamada, além da string de conexão, vamos passar como parâmetros, os dados de acesso: DB_USER e DB_PASS.
$instance = new PDO( $srv, DB_USER, DB_PASS );
Pronto, já temos a conexão com o banco de dados pronta para o uso. Agora vamos realizar um acesso simples para recuperar alguns dados. Começamos definindo uma variável com a query que especifica os dados que queremos recuperar. Criei uma tabela chamada ‘car_store’ com informações de alguns veículos para usarmos para testes.
$query = "SELECT * FROM ‘car_store’";
Passamos a variável como parâmetro para no método “query” que se encarregará de preparar e executar a query com os dados especificados, retornando a instrução como um objeto “PDOStatement”. Estamos usando também como parâmetro a constante do PDO, “FETCH_ASSOC” que faz com que os dados sejam retornados como uma array associativo).
$stm = $instance->query( $query, PDO::FETCH_ASSOC );
Por fim, usamos o método “fetchAll” do PDO para recuperar os dados e imprimimos na tela para ver se está tudo certo.
$rows = $stm->fetchAll();
print_r($rows);
Se tudo deu certo, o resultado esperado é algo assim;
Array
(
[0] => Array
(
[id] => 1
[brand] => Reanult
[model] => Logan
[price] => 60000
)
[1] => Array
(
[id] => 2
[brand] => Volkswagem
[model] => Fox
[price] => 55000
)
)
Esta foi uma forma bem básica de nos conectarmos ao BD e só fizemos a recuperação de alguns dados e imprimimos na tela. Na próxima postagem vamos adaptar esse código de conexão e transformar ele em uma classe com alguns métodos para aprofundar um pouco mais o conhecimento. Na postagem Tratando Erros em uma Conexão com PDO aprofundamos um pouco mais esse estudo, confira!
Deixe um comentário:
Deixe seu comentário. Só serão exibidos comentários ligados ao texto do post. Links serão removidos.